top of page

Notas Explicativas

NOTA 1 – Os Maconginos não morrem; apenas, num determinado momento das suas vidas, se Ausentam para Parte Incerta.

​

NOTA 2 – No início de cada Ceia Nacional, são evocados os Maconginos, que desde a Ceia anterior, se Ausentaram para Parte Incerta. Esta evocação estende-se ao Rei e Vice-Reis ausentes, aos professores e a todos os Maconginos que são homenageados com o primeiro viró-vira da noite, feito por todos os presentes, de pé e em silêncio. No final, este silêncio é quebrado com um vibrante grito académico a que todos respondem.

​

NOTA 3 – Todos os viró-vira ao longo da Ceia se designam por "primeiro viró-vira", significando que não há precedência entre eles.

SemImagem.jpg

FERNANDO HERNÂNI DE SOUSA PEIXE

De Lisboa, onde residia, Ausentou-se para Parte Incerta no dia 23 de Dezembro de 2015. O Macongino Fernando Peixe tinha 87 anos, era natural do Lubango onde frequentou a Escola Luís de Camões, e fez a sua carreira como quadro do Banco de Angola em várias localidades do território. Participou em várias Ceias de Maconge. Era primo direito do Macongino Júlio Rodrigues.

Na próxima Ceia Nacional será lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no primeiro Viró-Vira da Noite. 

API_Alberto Lopes

ALBERTO AMARAL LOPES

De Luanda, partiu para Parte Incerta dia 3 de Dezembro de 2015.

Frequentou o Liceu Diogo Cão, sendo familiarmente conhecido por "NOCAS" e, particularmente no meio académico, como "O NUNCA".

Na próxima Ceia Nacional de Maconge será lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Maria Ferreira

MARIA JOSÉ CARAMELO DE LEMOS FERREIRA

Do Porto, Ausentou-se para Parte Incerta dia 27 de Novembro de 2015.

A Macongina Maria José, tratada familiarmente por "Mariazinha", contava 80 anos.

Frequentou a EICAP e era mãe de outros dois Maconginos, também alunos da EICAP: a Sandra Lemos e o Mário Luis Lemos.

Na Ceia de Torres Vedras a Mariazinha foi recordada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Emidio Farrica

EMÍDIO FIGUEIREDO FERNANDES "FARRICA"

Da sua residência em Évora Ausentou-se para Parte Incerta, dia 23 de Novembro de 2015.

O médico Dr. Farrica, que várias gerações de huilanos, chicoronhos e Maconginos bem conheceram, tinha 102 anos de idade. Frequentou a Escola Primária Superior, que deu origem ao Liceu Diogo Cão. Era pai de quatro Maconginos, todos eles ligados ao Liceu Diogo Cão. De entre as inúmeras responsabilidades que pessoalmente assumiu, para além da medicina, o Dr. Farrica dedicou largos anos à Direcção do Rádio Clube da Huila, que ele próprio ajudou a fundar.

O Dr. Farrica foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite, na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras.

API_Zulmira Peres

ZULMIRA FRAGATA CRISTÃO PERES (TIA MILA)

Do Cacém, Lisboa, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 19 de Novembro de 2015.

A Macongina Zulmira frequentou o Colégio Paula Frassinetti. Era irmã da Macongina Linda Cristão, Fadista do Reino e tia dos Maconginos Eduarda Cristão, "Doca", Condessa do Caitou e Fernando Peres "Nandinho", Visconde dos Barracões.

Na Ceia Nacional de Torres Vedras a Tia Mila foi homenageada de Pé e em Silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Narciso Torres

NARCISO TORRES

Do Hospital Amadora-Sintra Ausentou-se para Parte Incerta, dia 09 de Novembro de 2015.

O Macongino Narciso Torres frequentou o Liceu Nacional Diogo Cão. Era sobrinho da Macongina LUISA CERVEIRA, nossa professora do Liceu Diogo Cão.

Na Ceia Nacional de Torres Vedras foi homenageado de pé e em Silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

LUIS RODRIGUES BORGES "LUIS MAXIMINO"

Da sua residência nos Gambos, Huíla, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 4 de Novembro de 2015.

Luis Maximino, um autêntico e convicto eremita, frequentou o Liceu Diogo Cão, onde foi companheiro e amigo do nosso Vice-Rei, Dom Olavo I.

Na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras, foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Carlos Faria

CARLOS ALBERTO FARIA

De Caldas da Rainha Ausentou-se para Parte Incerta dia 1 de Novembro de 2015.

CARLOS FARIA era Presidente da Associação OS INSEPARÁVEIS DA HUILA, a entidade que congrega anualmente na Mata da Rainha, milhares de naturais e amigos do sul de Angola, nomeadamente da Província da Huila. No último encontro, em Julho de 2015, a Associação presidida por CARLOS FARIA, homenageou o REINO DE MACONGE, outorgando-lhe a sua Medalha de Honra, pela sua acção em prol dos huilanos que estudaram em Sá da Bandeira, actual LUBANGO.

Estudou na EICAP - Escola Industrial e Comercial "Artur de Paiva".

Na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras, Carlos Faria foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite e expresso o reconhecimento de Maconge pela distinção por ele conferida no último Encontro das Caldas da Rainha, com uma vibrante salva de palmas..

API_António Rocha

ANTÓNIO COELHO DA ROCHA

Da freguesia da Capela, concelho de Penafiel Ausentou-se para Parte Incerta dia 29 de Outubro de 2015.

Professor de Educação Física e Desporto no Liceu Diogo Cão, o TENENTE ROCHA marcou várias gerações de estudantes, que dele colheram algumas traves-mestras da sua formação. Viveu Maconge com genuino entusiasmo e empenho, sempre acompanhado pela sua mulher, a Macongina MANUELA ROCHA.

O TENENTE ROCHA foi homenageado na Ceia Nacional do Sobado de Portimão pelos Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró Vira da Noite e também na Ceia Nacional do Sobado de Torres Vedras.

SemImagem.jpg

MARIA ANTÓNIA RODRIGUES PICHEL

​De Serra de S. Julião, Torres Vedras, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 17 de Setembro de 2015.

A Macongina Maria Antónia nasceu a 27 de Março de 1955. Frequentou o Liceu Diogo Cão e a Escola do Magistério Primário de Sá da Bandeira.

Na Ceia Nacional de Leiria Maria Antónia foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

CARLOS ALBERTO MARQUES PINTO PEREIRA - MARQUÊS DE ORTIGA

 

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 24 de Agosto de 2015. Era primo direito de Sua Alteza Real o Príncipe de Maconge, Dom Roberto Marques Pinto da Silveira.

Na Ceia Nacional de Leiria foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Rui Caetano

RUI JORGE SANTOS CAETANO

De Lagoa Ausentou-se para Parte Incerta dia 18 de Julho de 2015, com 63 anos de idade.

Casado há 40 anos com a Macongina Graça Novo, tinha dois filhos - Pedro e David.

Na Ceia Nacional do Sobado de Leiria foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

AARÃO DE SOUSA FELGUEIRAS PINTO

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta dia 1 de Julho de 2015. Nasceu em 07-08-1923. Era pai da Macongina Isabel Aarão Pinto.

Em Sá da Bandeira, Lubango, distinguiu-se fundamentalmente no desenho e na área de construção. Uma das suas últimas obras de relevo no Lubango foi o edifício Arco Iris, que integrava o cinema, discoteca e espaços comerciais.

Na Ceia Nacional de Leiria foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

SemImagem.jpg

JOAQUIM FORTE FARIA

De Linda-a-Velha Ausentou-se para Parte Incerta dia 27 de Maio de 2015. Engenheiro Civil, Forte Faria foi o Director Técnico do chamado "Plano do Cunene" - responsável pela importante obra de aproveitamento daquele rio, que desenha a fronteira Sul de Angola com o então chamado Sudoeste Africano, hoje Namíbia, em articulação com as entidades técnicas sul africanas. Enquanto estudante do Liceu Diogo Cão, foi companheiro do nosso Rei Dom Caio.

Na Ceia Nacional de Santo André foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Maria Silva

MARIA FERNANDA SILVÉRIO DA SILVA

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta no dia 7 de Maio de 2015. Nascida em Sá da Bandeira a 29-11-1920, era filha de Joaquim Silvério da Silva "HUILACO" e de Maria José da Silva "S. ROQUE".

Na Ceia Nacional de Santo André, a Macongina Maria Fernanda foi homenageada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-vira da Noite.

API_Maria Monteiro

MARIA ALICE DE FREITAS VIEIRA MONTEIRO

De Cascais Ausentou-se para Parte Incerta, na madrugada de 25 de Abril de 2015.

Era mãe do Macongino Júlio Eduardo Monteiro Coquenão e irmã das Maconginas Maria Júlia Vieira Monteiro (Jaleco); Maria do Rosário; Maria Stella; Maria Salomé (API 1995); e dos Maconginos Màrito (API num acidente em 1969); e Eduardo (API em 2011). Todos os irmãos frequentaram o Liceu Diogo Cão e o Eduardo integrou o grupo fundador do jornal "O Padrão".

Na próxima Ceia Nacional de Maconge, no Sobado de Santo André, ser-lhe-á prestadada a homenagem da praxe, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.. 

API_Carlos Sanches

CARLOS ALBERTO PEDROSO SANCHES

De Lagos, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 14 de Abril de 2015.

CARLOS SANCHES foi dos nomes e das personalidades mais conhecidas da Radiodifusão em Angola, tendo marcado com as suas excelentes qualidades de voz, dicção, fluência e acutilância de expressão, várias estações de Rádio: Começou no Rádio Clube de Angola, em Luanda, e chefiou os Rádio Clubes do Huambo, de Benguela e da Huíla. E foi aqui, na cidade de Sá da Bandeira que mais se destacou na sua acção, quer na chefia durante vários anos do Rádio Clube da Huíla, quer na criação, chefia e gestão da Rádio Comercial de Angola.

No Rádio Clube da Huíla foi o Chefe dos Serviços de Produção dos profissionais Saraiva de Oliveira, Luisa Fernanda, Pereira Venâncio, Guedes Pinto e Pereira Monteiro, entre muitos outros. Na Ceia Nacional de Santo André, Carlos Sanches foi lembrado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da noite.

API_Serafim Teixeira

SERAFIM GOMES TEIXEIRA

De Lisboa, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 4 de Abril de 2015. Contava 79 anos. Fez os seus estudos no Liceu Diogo Cão onde teve a alcunha de "Diabinho" por ser irmão do Marquês dos Infernos. Foi companheiro dos maconginos Osvaldo Godinho, Fernando Morgado, Homero Basto, Chico Salazar. Praticou futebol pela Mocidade Portuguesa. Na Ceia Nacional de Santo André, Serafim Gomes Teixeira foi homenageado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Ilda Curado

ILDA VIVALDA SIMÕES CURADO [NENÉ]

De Barcarena, Ausentou-se para Parte Incerta dia 2 de Abril de 2015 a Macongina NENÉ (filha da cabeleireira Celeste, do Lubango).

Na Ceia Nacional de Santo André foi-lhe prestada a devida homenagem por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

API_Jorge Simões Jorge

JORGE SIMÕES JORGE,O "TIO JORGE"

De Windhoek, Namíbia, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 13 de Março de 2015. Era pai de WILSON FERNANDO JORGE, Visconde das Fronteiras e Soba de Windhoek e residiu a maior parte da sua vida no Lubango.

Participaram nas cerimónias da despedida muitos Maconginos residentes em Angola e também em Portugal que, envergando as capas negras, entoaram com emoção a Canção da Despedida e várias saudações de Maconge.

Na Ceia Nacional de Santo André, foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio. 

SemImagem.jpg

ERMEZINDA DA CONCEIÇÃO HENRIQUES - "JÚLIA PEREIRA"

De Cascais, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 2 de Março de 2015. Ermezinda da Conceição Henriques, conhecida por "Júlia Pereira", era mãe dos maconginos Filomena Pereira, Joaquim Pereira e Fernando Pereira, veterinário do Ducado de Luanda.

Na Ceia Nacional de Santo André foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Mário Júnior

MÁRIO DA SILVA MAGALHÃES JÚNIOR

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta, dia 1 de Março de 2015.

O Macongino Mário Magalhães, nascido a 22 de Setembro de 1948 em Luanda, estudou em Sá da Bandeira, no Internato, e frequentou a EICAP - Escola Industrial e Comercial Artur de Paiva e o Instituto Comercial de Sá da Bandeira.

Na Ceia de Santo André foi homenageado com o Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

SemImagem.jpg

MARIA ALCINA TELES DE CARVALHO ROBERTO

​Dia 23 de Fevereiro de 2015 Ausentou-se para Parte Incerta a Macongina Maria Alcina. Era mãe das Maconginas Maria Alcina Ventura e Guida. Contava 90 anos de idade. Era natural do Lubango e foi professora no Quipungo.

Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Carlos Morgado Fernandes

CARLOS ALBERTO MORGADO FERNANDES

De Ribeira Brava, Madeira, Ausentou-se Para Parte Incerta em Fevereiro de 2015.

Finalista no Liceu Diogo Cão, foi Presidente da Academia da Huila de Setembro de 1969 a Janeiro de 1970.

Chegou a organizar uma Ceia de Maconge na capital madeirense, tendo em vista a eventual criação do Sobado do Funchal.

Foi Deputado pelo CDS-PP à Assembleia Legislativa da Madeira.

O Carlos Morgado foi lembrado na Ceia Nacional de Torres Vedras do dia 28 de Novembro, (porque só nessa data foi conhecida a sua Ausência), com o Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

SemImagem.jpg

JOSÉ MANUEL PINHEIRO DA SILVA E SÁ

De Lisboa Ausentou-se para Parte Incerta dia 31 de Janeiro de 2015. Contava 66 anos de idade.

O Macongino José Manuel Sá era filho dos Professores do Liceu Diogo Cão e da EICAP Alda Sá e Albino Fernandes Sá e irmão dos Maconginos Miguel, Luis (API) e Jorge Sá.

Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro foi evocado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Sérgia Veiga

SÉRGIA VEIGA

De S. Salvador da Baía, Brasil, Ausentou-se para Parte Incerta dia 24 de Janeiro de 2015.

A macongina Sérgia Veiga frequentou o Colégio Paula Frassinetti até ao 5º ano, passando depois para o Liceu Diogo Cão. Era filha de Sérgio Veiga e da poeta Amélia Veiga, que foi professora na EICAP e irmã das nossas, igualmente Maconginas, Haydée e Sónia Veiga.

Na Ceia Nacional de Aveiro, na presença do nosso Vice-Rei D. Olavo I, cumprindo a praxe de Maconge, a Sérgia foi lembrada por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

API_Fernando Ferronha

FERNANDO FERRONHA

De Queijas, Oeiras Ausentou-se para Parte Incerta, dia 15 de Janeiro de 2015. O Macongino Fernando Ferronha tinha 91 anos de idade. Frequentou o Liceu Diogo Cão, do 1º ao 7º ano. Era pai da Macongina Lena Ferronha.

Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro foi evocado por todos os Maconginos, de pé e em silêncio, no Primeiro Viró-Vira da Noite.

API_Francisco Soares Júnior

FRANCISCO ANTÓNIO SOARES JÚNIOR

De Azeitão, Setúbal, Ausentou-se para Parte Incerta, dia 5 de Janeiro de 2015. O Macongino Francisco António Soares Júnior integrou o núcleo de Fundadores do nosso Reino e foi contemporâneo do nosso Vice-Rei D. Olavo I, no Liceu Diogo Cão.

Na Ceia Nacional do Sobado de Aveiro, foi lembrado no Primeiro Viró-Vira da Noite, por todos os Maconginos, de pé e em silêncio.

RESERVA DE IMAGENS E DE TEXTOS

TODAS AS IMAGENS, TEXTOS E DOCUMENTOS INCLUÍDOS NESTE SITE SÃO CÓPIAS DE ORIGINAIS QUE PERTENCEM A MACONGINOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS E QUE, EXPLICITAMENTE, AUTORIZARAM A SUA PUBLICAÇÃO NESTE SITE OFICIAL DE MACONGE.

ASSIM, CONSIDERA-SE ABUSIVA A SUA UTILIZAÇÃO NOUTROS CONTEXTOS, NOMEADAMENTE NAS CHAMADAS "REDES SOCIAIS" QUE, PELO SEU CARÁCTER GENERALISTA NÃO ATENDEM CLARAMENTE À RESERVA DE IMAGEM E DE AUTOR QUE ESTÁ IMPLÍCITA A CADA DOCUMENTO, TEXTO OU FOTOGRAFIA, AINDA MAIS QUANDO NÃO IDENTIFICADOS E OMITIDA A SUA PROVENIÊNCIA.

CHAMA-SE A ESPECIAL ATENÇÃO PARA A UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DOS "AUSENTES EM PARTE INCERTA", CEDIDAS PELOS SEUS FAMILIARES EM LUTO, COM UMA FINALIDADE ESPECÍFICA E RESTRITA.

bottom of page